Ter uma carreira de sucesso é o desejo de qualquer pessoa que inicia no mercado de trabalho. E isso não é um desejo fácil de se realizar, pois envolve muitas variáveis, entretanto, há coisas que você pode e deve fazer para conquistar seu lugar ao sol e melhores oportunidades na sua área profissional, realçando seu profissionalismo com comportamentos e práticas intencionais.
A primeira coisa é cuidar da sua saúde mental, pois a jornada é longa e os desafios são muitos e se repetem dia após dia. É preciso ter equilíbrio e resiliência para manter o foco.
Em geral, as oportunidades de trabalho são conquistadas por um conjunto consistente de competências técnicas e competências emocionais, que são o alvo da busca dos selecionadores de recursos humanos.
Escolher alguém para ocupar um determinado cargo é tarefa difícil, pois o candidato precisa demonstrar ter qualificações que validem a escolha.
Entre essas qualificações, conta a impressão que a pessoa causa, ou seja, o asseio, a forma como a pessoa se vestem, a maneira como se comporta, o jeito de falar, a impressão que passa quanto ao controle da ansiedade, empatia, segurança e autoconfiança, enfim, o conjunto que forma a sua imagem profissional. Esta imagem é a sua marca, ela tem um valor intangível, que compõe a sua reputação profissional.
A reputação é um tipo de pré-conceito sobre alguém, que calibra as expectativas que os outros tem sobre essa pessoa, portanto, reputação profissional é a sua marca. Dê valor a isso, pois os outros te medem assim.
As suas qualificações e competências técnicas só terão oportunidade se serem demonstradas, se a sua reputação for capaz de abrir as portas.
A sua marca profissional é algo que você deve construir intencionalmente.
Pense, como gostaria de ser lembrado no seu ramo profissional? Essa é a marca que você precisa imprimir nas pessoas quando te conhecerem como profissional.
A sua imagem e seu slogan profissional precisam ser marcantes e reforçados continuamente. É assim que se torna “Top of Mind”, a primeira referencia que vem quando alguém pensa em um profissional da sua área, e esse é o quesito mais importante para se destacar no mercado de trabalho, ser lembrado!
Diferentemente do mundo dos esportes, para o mundo profissional basta ser lembrado como a pessoa que resolve determinado problema. Esse é o primeiro desafio. O segundo é ser encontrável. E esse é o meio pelo qual a sua marca profissional vai começar a propagação, networking.
O networking é uma estratégia de rede de contatos profissionais que desenvolvem vínculo de confiança e amizade, proporcionando propagação gratuita da sua reputação em forma de indicações e recomendações endossadas pelo seu amigo/parceiro de negócios. Não é necessário para um amigo conhecer profundamente suas qualificações e competências técnicas para endossar uma recomendação, mas é fundamental que ele se identifique e aprove suas competências relacionais, como simpatia, empatia, capacidade de resolução de problemas e generosidade, afinal de contas ninguém é fã de pessoas antipáticas, egoístas e principalmente, descomprometidas. Estes não recebem recomendações, pois ninguém, em sã consciência, endossa gente assim. Networking, portanto, é um processo de construção de reputação com base em visibilidade e confiabilidade, que podem fazer um profissional acelerar muito na jornada em rumo a realização dos seu desejo de ter uma carreira de sucesso.
Reforce os Pilares e construa a estrutura sólida para destacar-se na carreira
Assim sendo, uma estratégia que está ao seu alcance e pode começar a ser posta em prática hoje mesmo é a construção da sua marca profissional com base em dois pilares para se destacar no mercado de trabalho:
Competências Técnicas (Hard Skills): deixe de ser um amador e faça o que precisa ser feito para se tornar um profissional, se corrigindo e se aperfeiçoando a fim de atingir a excelência técnica na sua profissão. Estude, se atualize frequentemente, pratique, pois vale mais a prática que funcione do que a teoria que impressione. Resolva os problemas e demonstre seus resultados (Você será lembrado pelos seus resultados, essa é a palavra-chave que aciona a busca na memória dos seus parceiros de networking quando alguém lhes pedir uma indicação, ou tiverem a oportunidade de sugeri-la.)
Competências Comportamentais (Soft Skills): deixe de se ver apenas como uma pessoa humana, e comece a se enxergar como uma marca, um ativo comercial que tem um valor profissional que os outros devem reconhecer e, aceitar. Posicione-se. Comece cuidando da sua imagem e autoimagem. Vista-se como um profissional valioso e logo estará começando a agir de forma correspondente. Faça um ensaio fotográfico profissional, tenha fotografias tratadas para uso em suas redes sociais, que demonstrem a sua marca, as suas características de reputação, que causem uma impressão positiva e convergente para seus objetivos profissionais. Aprenda sobre rapport, comunicação verbal e não-verbal, aprenda a controlar sua ansiedade e agir com segurança, assim se tornará um comunicador mais eficiente e intencional. Interesse-se pelas pessoas, seja ético, esmere-se em desenvolver uma personalidade magnética (e isso não tem a ver com você ser introvertido ou extrovertido.) Sobretudo, cumpra o que promete, seja confiável e leal. Esses traços de caráter são importantíssimos para ascensão profissional.
Lembre-se sempre, para a decisão de contratação, pesam mais as competências técnicas. Para a decisão de demissão, pesam mais as questões comportamentais. É assim que o mercado funciona. E isso não está sob o seu controle, gaste seu tempo e energia em controlar o que você pode, ou seja, você mesmo.
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